quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Regresso Às Aulas: Secundário | Minha Experiência


Olá Girlys ♥
Espero que esteja tudo bem com vocês ♥

Hoje trago-vos o 1º post oficial da série Regresso Às Aulas e porque não começar com alguns conselhos, dicas e contar-vos a minha experiência no secundário!

Eu, ultimamente, tenho visto muitos posts de blogs que eu sigo, de raparigas que acabaram agora o 9º ano e que vão entrar agora para o secundário e tiveram indecisas sobre que curso escolher, e apesar de agora talvez ser  tarde, eu queria partilhar com vocês a minha experiência no secundário. 
Eu ainda não terminei, mas vou agora para o 12º ano, é o último ano e acho que, apesar de já não vos poder ajudar a decidir, porque já fizeram as matriculas, mas posso dar-vos uma visão de como vai ser esta nova etapa da vossa vida.

Fui para que ano?


Como já disse, passei agora para o 12º ano.

Qual o meu curso?Porquê da escolha desse curso?

(créditos)
Eu estou no curso de Ciências e Tecnologias e eu escolhi CT porque eu acabei o 9º ano com notas médias, tipo 3, menos a Ciências Naturais e a Ciências Físico-Químicas, e eu adoro ciências e então eu decidi que ia para um curso de Ciências. A minha escolha foi muito mais pelo facto de eu gostar de ciências, mas acho que optar por CT é sempre uma boa escolha porque é um curso muito abrangente. Podem seguir qualquer curso superior com as disciplinas feitas em Ciências.


Houve mudança de turma?E de escola?

(créditos)
A entrada no ensino secundário implica muitas vezes uma mudança, quer seja de turma, quer seja de escola, às vezes ambas e outras vezes nenhumas.
No meu caso, eu não mudei de escola. Estou na mesma desde o 5º ano, ou seja, à 7 anos, e por isso não houve aquele período estranho de adaptação, mas em relação à minha turma, só conhecia 3 rapazes e tinha 24 pessoas novas e apesar de no inicio ter estado tímida, depois dessa timidez passar foi muito fácil adaptar-me porque eu estava a começar uma vida de novo, pelo que queria conhecer pessoas novas e socializar, e acho que neste fase devem socializar. É o melhor a fazer-se porque é uma nova etapa e querem que tudo seja novo. 

Adaptação ao curso?
A adaptação aos cursos apesar de não parecer, é super fácil. É óbvio que o nível de exigência vai ser superior, mas vai ocorrer com uma grande naturalidade, vai ser praticamente o 9º ano mas com menos disciplinas, mas com o dobro do empenho, dedicação e cansaço. 

Professores?

(créditos)
Os professores de secundário são um bocado (não muito) diferentes do ensino básico, pelo menos os meus foram. Eu notei logo a diferença na atitude dos professores pois no secundário exigem muito mais de nós, são mais rigorosos e puxados. Outra grande diferença que eu notei que é a "preocupação" deles, ,em temos de ver se temos os trabalhos de casa feitos, se trouxemos o material, o que andámos a estudar, se falamos, se não, os professores já não se preocupam tanto nesses aspetos, porque partem do principio que nós agora que estamos no secundário temos que ser conscientes e responsáveis, e olhar por nós, porque mais ninguém o vai fazer. 

Disciplinas?

(créditos)
Em relação às disciplinas, se forem para Ciências, vou falar das especificas. 

Biologia e Geologia: Pode parecer fácil, mas estudem muito. É uma disciplina que os alunos têm uma grande tendência para decorar e já está, despejo no teste e que venha o próximo. Não façam isso! É óbvio que algumas partes é inevitável ter que decorar, como por exemplo os constituintes da célula animal e vegetal, mas à partes que vocês têm que perceber porque senão, vão se safar no teste, mas depois estão completamente lixados (desculpem a expressão) nos exames. 

Física e Química A: Oh Meu Deus! O que eu passei com esta disciplina! Se há uma coisa que eu aprendi foi que fazer exercícios, exercícios, e exercícios e mais exercícios é a chave para se conseguir atingir uma boa nota em Física e Química, e acreditem quando digo que aprendi com os meus erros. Física e Química vai ser a disciplina das dores de cabeça, porque apesar de muitos exercícios têm as experiências que são IMENSAS! Não estou a brincar quando digo que no 10 e 11 ano fiz quase 50 experiências! E não correram todas da melhor maneira por isso um conselho PREPAREM SEMPRE AS EXPERIÊNCIAS EM CASA! Mais uma vez, algo que aprendi com os meus erros.

Matemática A: Não posso dizer muito acerca de matemática toda a gente já a conhece, mas vai haver matérias mais fáceis, outras mais difíceis por isso o que posso dizer é estudar todos os dias um pouco de cada matéria, mas de todas as matérias.


Como ficou a minha média?

(créditos)
A minha média até ficou razoável, mas não como eu queria. Ainda não chega para a média que preciso para a faculdade, mas hei de chegar lá. A minha média ficou em 16 valores, os exames estragaram um bocado essa média, pois desceu para os 15.2, mas eu vou repetir os exames para o ano e espero chegar à média que preciso que é 17,2 valores.

É melhor que trabalhem desde o inicio do ano, porque todas as notas que tiverem vão contar, e vão acabar por se arrepender. Eu arrependi-me imenso de não me ter esforçado no 10º ano, porque se tivesse a esta altura já podia ter média de 17 e não tenho.

Gostei do ano? Do curso?
Eu gostei imenso destes dois anos que passaram, foram altos e baixos mas consegui aproveitar ao máximo os anos e o curso é espetacular. Eu que gosto de ciências adorei o curso acho que me fornece tudo o que preciso e me dá bases para o curso superior que pretendo frequentar e para muitos muitos outros e por isso acho que é um curso super abrangente e que se não sabem o que querem seguir na faculdade este curso dá oportunidade para todos os cursos! 

Estou no curso certo?
Acho que toda a gente passado o primeiro ano começa-se a perguntar se está no curso certo e eu não sou diferente. Eu tive essas dúvidas pois achava que estava numa turma onde toda a gente era inteligente e se calhar eu não pertencia ali, mas com o passar dos meses e dos testes apercebi-me que de facto sou uma das alunas mais inteligente da turma e a partir daí tive a certeza de que não faria sentido eu estar noutro curso!


Disciplinas que mais gostei? Menos gostei?

(créditos)
Eu gostei imenso de Biologia e Geologia, mais de Geologia do que Biologia (sou a estranha da turma porque toda a gente detesta geologia e ama biologia e eu não!), adorei Filosofia, toda a gente tem a ideia que quando entra no secundária vai ter Filosofia e que vai ser a disciplina mais chata e aborrecida de todos os tempos e eu também fui assim, por isso é que no 10º acabei com 14 valores. Mas no 11º ano, tive a melhor professora de sempre e eu fiquei realmente a gostar de Filosofia e a prova é que acabei o ano com 19 valores!

Aquela que eu menos gostei, vou ser sincera foi Educação Fisica, eu para me fazerem correr à volta do campo é o castigo, gosto imenso dos jogos coletivos, tipo basket, volei e tal mas DETESTO ATLETISMO! É a pior cena para mim e correr e simplesmente não combina comigo! 
Outra disciplina que menos gostei foi Física mas desta vez de Física e Quimica, eu AMO QUIMICA, mas Física esqueçam! Pior cena de sempre! E a minha professora não ajudou lá muito para esta relação!

Passei ? Chumbei?

(créditos)
Eu tenho o imenso orgulho de dizer que passei, (aliás nunca chumbei nenhum ano) como já puderam reparar, passei para o 12º ano e estou super feliz é o último ano! Eu nem acredito que sou uma High School Senior, ahahah! E depois rumo à faculdade!

Dificuldades? Facilidades?

(créditos)
Em relação às disciplinas, toda a gente tem a ideia de que o curso de ciências é o mais difícil, e que os de Línguas e Artes são os mais fáceis. O que eu tenho a dizer sobre isso é ERRADO! O curso de ciências não é o mais fácil, mas também não é o mais difícil. Aliás todos os cursos seja ciências, humanidades ou artes são todos difíceis à sua maneira. 

Na minha opinião eu acho que se fosse para Línguas e Humanidades estavam completamente lixada (desculpem a expressão) eu definitivamente não me iria dar bem com Geografia e História, simplesmente não ia. E por isso para mim, Humanidades seria 1000 vezes mais difícil do que Ciências.  

A dificuldade de um curso varia de acordo com as competências de cada aluno, se um aluno é melhor nas línguas, vai achar ciências mas difícil e se um aluno, como eu, for melhor em ciências, vai achar línguas mais difíceis

Por isso tirem da cabeça essa ideia de que se vão para ciências são melhores que os de Línguas, ou se vão para Línguas tirem da cabeça a ideia de relaxar porque é um curso "fácil" porque isso só vai fazer com que tirem notas baixas e fiquem com uma média de invejar alguém que não tem 1 positiva.

Exames?

(créditos)
Ok, agora os exames, se leram este post inteiro (peço desculpa por ser ENORME) mas se foram as melhores leitoras de sempre e leram isto até ao fim, merecem uma dica extra para os exames! E eu sei que pode parecer super chato, mas a dica é COMECEM A ESTUDAR DESDE O INICIO! Os exames são só no 11º/12º mas comecem a preparar as coisas logo no 10º ano, preparem resumos, fichas, tudo organizado porque vocês vão agradecer imenso terem feito isso! 

Eu não o fiz e sei o quanto me arrependo, porque só comecei a estudar para os exames quando as aulas acabaram e só tive 2 semanas no máximo e arrependi-me imenso! porque é imensa matéria para estudar e eu passei 10 dias a estudar consecutivamente para apenas para comer e era sempre sempre a estudar porque não o fiz quando devia! 

E felizmente tenho a oportunidade de remendar esse erro, e agora no 12º ano vou repetir os 2 exames e vou fazer mais 2 exames e por isso no total 4 exames! Mas vai valer imenso a pena! E vou estudar desde do inicio do ano, vou me empenhar a 500% porque eu quero mesmo entrar na faculdade dos meus sonhos! 

Últimos Conselhos?

(créditos)
Se já sabem o curso que querem na faculdade lutem por ele, mas lutem a sério! Ninguém vai lutar por vocês foquem-se no vosso objetivo e vão à luta!! Eu tive pena de não ter esse objetivo delineado desde o inicio do secundário e por isso perdi-me um pouco, mas agora já tenho esse objetivo e vou lutar com todas as força que tenho para o tornar realidade!

Para quem ainda não sabe o que quer na faculdade, não deixem andar até decidirem, porque eu fiz isso e arrependo-me imenso! Pensem que apesar de não saberem o que querem, esforcem-se o máximo para que quando decidirem poderem segui-lo!

Espero que tenham gostado ;)
Digam nos comentários para que ano e curso vão!

"Secundário | Minha Experiência" é um post original do blog Girly World


Agora estou muita mais ativa na página do Facebook, estou a dar algumas novidades e também sneak peek's de posts por isso, não se esqueçam de pôr um gosto lá na página para ficarem a par de tudo!

Vejam este post em parceria com a EscapeShoes, não se esqueçam de comentar e visitar a loja, é importante para que a parceria com a loja continue!!!

10 comentários:

  1. Gostei muito do post! Eu passei este ano para o 8º mas quem sabe quando eu passar para o 10º eu não usarei as tuas 'dicas' :3
    Beijos**
    lolitosfritos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da publicação! :)
    Como deve ser do teu conhecimento, eu vou para o curso de ciências e confesso que estou um pouco amedrontada mas incrivelmente o teu texto ajudou-me a acalmar-me e a pensar positivo! :)
    Continua com a série, estou a adorar! :)
    Beijinhos grandes e muitas felicidades! <3

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante do post, mas ainda não é este ano que vou ter de seguir as tuas dicas! Para o próximo já!

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post! Eu acabei o 12º ano e vou agora para a faculdade. Frequentei Linguas e Humanidades e adorei demais o curso. Tudo mesmo!!!
    Beijinhos querida e boa sorte para o teu último ano no secundário!!!!

    Red Lips Blog

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do post. Eu acabei o 12º ano também em ciências e tecnologias. Mas infelizmente não vou poder ir para a faculdade porque os meus pais não têm possibilidades. Por isso é que quero trabalhar para o ano tentar entrar.
    Beijinhos

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Estou a passar uma experiência muito idêntica à tua, também vou para o 12º de CT e apesar de ser muito mais exigente, o tempo de secundário tem sido o melhor para mim, sinto-me realizada por estar a estudar aquilo que eu quero realmente!
    Em relação aos exames cometi o mesmo erro do que tu e fui com 17 a FQ e 18 a BG para no final tirar 15 e 10 respetivamente, senti-me super mal com isso. Depois na 2ª fase tirei 16 nos dois só por ir menos nervosa pq não estudei muito mais, mas como sabes isso só me serve para a média e não prova de ingresso... Estava a ver se conseguia repetir só o de BG por ter tido 10, o 15 não foi mau. Vamos ver.
    Boa sorte para este ano!!!! Beijinho
    www.embusca-de-umsentido.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. gostei imenso do teu post ;), eu também vou para o 12º ;D, mas estou na area 'Artes visuais ' ;)
    xoxo Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post! Eu também vou para o 12º de ciencias.
    http://misteriosderapariga.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Estava também a pensar fazer um post parecido, com a minha experiência no secundário e mudança de curso.
    Beijinhos, http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post!
    Vou agora para o 9º e também quero seguir Ciências!
    Beijinhos.

    Fit Fashion

    ResponderEliminar

Obrigada por terem lido o post ♥

Podem comentar, peço é que tenha a ver com o tema do post ♥

Podem deixar o vosso blog em conjunto com o vosso comentário, mas atenção que só seguirei se for do meu interesse ♥

OBRIGADA POR TUDO♥
Kiss ♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...