quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Dicas para bloggers: Como criar um post? + Dicas Para Um Post Bem Sucedido


Olá Girlys ♥ 
Espero que esteja tudo bem com vocês ♥

Hoje trago-vos mais um post da série "Dicas para Bloggers" e têm posts desta série aqui no blog todas as quintas-feiras, por isso não percam! 

Depois de criarem o vosso blog, e de o personalizarem está na altura de dar inicio ao blog propriamente dito, com conteúdos, com posts.

Hoje venho-vos mostrar como é que podem criar um post e dar-vos também algumas dicas, então vamos lá:

Primeiro passo: Dirigirem-se a blogger.com e clicarem onde está um lápis, que é para iniciarem um novo post, ou então se entrarem na zona das mensagens, onde diz "Mensagem Nova"


Segundo Passo: Ao clicarem lá, vai-vos aparecer o espaço onde vão puder começar a criar o vosso primeiro/novo post. Antes de passar às dicas, vou-vos explicar os ícones que estão a ver na imagem:




Título do post: Este espaço está destinado ao título do vosso novo post, acho que não é preciso explicar mais nada, certo? 



Publicar: Serve para postarem o vosso post para o blog. A partir do momento em que aqui carregam o post está no blog, mas como é óbvio podem tirá-lo

Guardar: Serve para guardarem o vosso post se não o forem postar logo, normalmente o próprio blogger vai guardando o post à medida que o fazem mas há sempre que garantir.

Pré-visualizar: Serve para verem como é que o vosso post vai ficar quando for publicado no blog, vocês aqui vêm o post mas num fundo branco, ao clicarem aqui vêm o post como se já tivesse sido posto no blog.

Fechar: Para sair do espaço para criar o post



Etiquetas: Serve para colocarem palavras que são relacionadas com o post, e se algum leitor procurar por essas palavras no vosso blog vai ser direcionado para os posts que têm as palavras que colocaram nas etiquetas.

Agendar: Serve para agendarem a publicação de um post se quiserem fazer um post hoje e publicar amanhã, podem agendar que o blogger publica o post sozinho.

Link Permanente: Tem haver com o link que é destinado a esse post depois de o publicarem, por exemplo o link permanente deste post é: http://girlyworld4girls.blogspot.com/2015/08/dicas-para-bloggers-como-criar-um-post.html mas podem personalizá-lo.

Local: Tem haver com o local de onde publicam o post

Opções: Aqui podem alterar algumas definições, como a permissão de comentários no vosso blog, etc.



  1. Mudar o tipo de letra
  2. Mudar o tamanho da letra
  3. Eu utilizo sempre em normal porque é mais fácil, mas podem alterar consoante o que escrevem, se for um título podem mudar para título, se for um cabeçalho para cabeçalho e assim adiante.
  4. Colocar letra em negrito
  5. Colocar letra em itálico
  6. Colocar sublinhado
  7. Colocar traçado a cortar as letras
  8. Mudar de cor 
  9. Colocar um fundo nas letras
  10. Colocar um link nas palavras que quiserem
  11. Colocar imagens
  12. Colocar videos
  13. Colocar quebra de página, se quiserem colocar nos vossos posts o famoso "Leia Mais" e que na página principal só aparece uma parte do post, é isto que metem até onde querem que o post apareça.
  14. Colocar alinhamento, utiliza-se muito o justificado
  15. Numerar com números
  16. Numerar com bolas
  17. Colocar citação
  18. Remover formatação
  19. Verificar ortografia 






Dicas para um post bem sucedido

1. Título

(créditos) 
Um post começa pelo seu título, é o primeiro contacto que os leitores têm com o post e é muito importante que esse título seja simples e objetivo mas que também seja chamativo e que denuncie um pouco o post porque senão os leitores não irão saber o conteúdo do post e talvez não os chame à atenção para ler algo que pode ser deveras extremamente interessante.

2. Escrita

(créditos)
A escrita é uma parte muito importante de um post, pois ninguém gosta de estar a ler algo cheio de erros ortográficos, ou erros de construção de frases e que ninguém percebe. Existe logo uma grande perda de interesse por parte dos leitores, e pode até ser um post interessante, mas os erros gramaticais são um grande NÃO!

3. Conteúdo Interessante

(créditos)
Para um post ser bem sucedido é necessário que haja conteúdo interessante, e tem que ter consciência que o que é interessante para uns leitores poderá não ser para outros, e aqui aplica-se o famoso ditado: "Não podemos agradar a gregos e a troianos" por isso tenham sempre noção que irão perder uma certa cota de leitores mas que irão também ganhar outra certa cota.
Podem sempre tentar falar de temas mais neutros que poderão agradar a todos, mas tem que ter sempre essa noção, por isso façam o vosso melhor para transmitirem conteúdo interessante.

4. Originalidade

(créditos)
Um conteúdo interessante pode provir de uma laca de originalidade que é muito importante aqui na blogosfera. Eu gosto de fazer posts originais, que nunca ninguém fez para me poder destacar dos demais, e têm que ter noção que muitos blogs vão ver os vossos blogs e aproveitar as vossas ideias e adaptá-las a eles, mas mantenham-se originais porque a originalidade acaba sempre por ganhar.
Ninguém gosta de estar a ler 10 posts iguais de 10 blogs diferentes
E lembrem-se: NÃO COPIEM OS POSTS DE OUTROS BLOGS, ISSO É PLÁGIO!

5. Imagens

(créditos)
Colocar imagens muito importante num post, tanto naqueles com pequenos, como aqueles gigantescos testamentos, que todos acabamos por publicar. Colocar imagens é super importante pois dá um olhar mais suave e mais relaxado a um post que se fosse só texto seria demasiado pesado, e de certo modo cansativo e que ninguém iria quer estar a ler até ao fim. 

6. Links Externos

(créditos)
Eu acho que links externos é um aspeto muito importante, pois os leitores não cingem-se a um post muito reto, tem outras plataformas que podem aceder a partir do vosso post, e é uma maneira de os fazer regressar. 

7. Interação

(créditos)
Esta é a minha última dica, e acho que uma das mais importantes, pelo menos para mim. Acho que um post bem sucedido tem muitas vezes a ver com a interação que existe entre blogger-leitor . Eu faço questão de em todos os meus posts haver essa interação, e acentuo-a bem no inicio do post: "Olá Girlys , Espero que esteja tudo bem com vocês" como no fim do post: " Espero que tenham gostado, Digam-me as vossas dicas para os vossos posts serem bem sucedidos" perceberam? 
Acho que o facto de haver interação, faz com que se crie uma relação de proximidade que só um blogger tem com os seus leitores e que os faz gostar e querer voltar.

Espero que tenham gostado e que vos tenha sido útil ;)
Deixem as vossas dicas nos comentários!
Post anterior: Como começar um blog?
Próximo post: Como e quais widgets adicionar ao blog!

"Dicas para bloggers: Como criar um post? + Dicas Para Um Post Bem Sucedido" é um post original do blog Girly World

21 comentários:

  1. Gostei imenso do post, achei mesmo muito interessante e concordo contigo, acho que a iteração é fundamental. Eu, por exemplo, faço sempre questão de responder aos comentários deixados no blogue e de ver os blogues porque acho que mostra interesse em quem está do outro lado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! Eu faço o mesmo, deixo sempre comentários em outros blogs e respondo a todos os comentários que recebo!
      É sempre muito bom essa interação e muitas vezes esquecem-se disso!
      Beijinhos :*

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigadaa, ainda bem que gostaste :D
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acho esta ideia muito boa! Quando comecei não sabia mexer em grande parte das coisas (e ainda não sei usar algumas) e vi-me muito aflita, mas fui fazendo tentativa-erro até acertar!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É mesmo para os principiantes e não só, porque muitas vezes aqueles mais experientes não sabe mexer nas definições do blog :D
      Obrigada pelo apoio, significa muito!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Muito bom esse post, no começo eu era cheia de duvidas ai fui me virando, é muito bom ter pessoas que ajudam as outras, e você vai ajudar muitas meninas que estão iniciando com o blog beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, ainda bem que gostaste significa muito!
      Eu criei esta série mesmo para esse proposito e espero que todas as meninas e meninos tirem o maior proveito das dicas e ajudas que eu tenho para dar!
      Muito obrigada pelo apoio! Significa mesmo muito!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. É verdade! Muito obrigada pelo comentário!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gosto e concordo com tudo!
    Acho que muitas vezes as pessoas esquecem-se do último ponto. Não só no próprio post, mas também fora dele (responder a comentários por exemplo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      É verdade, esquecem-se muito disso, e como dizes e muito bem não só no post, mas tambem fora dele!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Dá muito muito jeito!!! boas dicas :)
    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Achei as dicas super importantes embota haja coisas que acredito que possam ser mais livres e que estão dependentes de cada um :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, sim acredito que haja muitas más e que muitas vezes um bom post tem outras razões para o seu sucesso e que sim, são mais livres e dependentes.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. que dicas divinas, só ainda não sei como funciona isso de links externos~
    luvdrawing.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, ainda bem que gostaste :D
      Link externos tu podes colocar nos posts e os leitores ao clicarem nesses links que estão no teu post serão levados a outros sites, que podem ser completamente distintos do teu blog, ou até links para outros posts do teu blog.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Boas dicas! Mas para mim, a mais importante e aquela à qual estou mais atenta quando leio blogs, é mesmo a forma da escrita. Tem que ser cativante, mesmo que seja num registo simples. E tocaste num ponto muito importante: a ortografia! Não interessa serem muito originais e muito bonitos, apelativos, se os blogs estão cheios de erros ortográficos e de construção frásica. Um deslize pode acontecer, principalmente quando se escreve rápido, mas há que rever o texto muitas vezes para não escapar nada. Erros são meio caminho andado para deixar de ler/seguir blogs

    ResponderEliminar

Obrigada por terem lido o post ♥

Podem comentar, peço é que tenha a ver com o tema do post ♥

Podem deixar o vosso blog em conjunto com o vosso comentário, mas atenção que só seguirei se for do meu interesse ♥

OBRIGADA POR TUDO♥
Kiss ♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...