terça-feira, 2 de setembro de 2014

Regresso Às Aulas: Conselhos para iniciar o ano escolar



Olá Girlys  
Espero que esteja tudo bem com vocês  

Eu sei que não postei nada no passado sábado e segunda, mas tenho tido alguns problemas com o meu computador e é por isso, que vos trago hoje e na quinta-feira também, um post de compensação.

Hoje trago-vos mais um post da série "Regresso Às Aulas" e venho dar-vos uma espécie de conselho para aquelas que estão a começar o secundário. Este ano que passou eu estive no 10º ano, o primeiro ano do secundário, e eu agora estou no 11º e decidi, porque não dar-vos alguns conselhos das coisas que eu aprendi neste ano que passou.

Eu escolhi algumas perguntas que acho que se adequam ao secundário, mas muitas deles também pode servir para anos anteriores ou superiores.

Estas foram as perguntas que eu escolhi, espero que vos ajudem e se tiverem outras questões que não tenham sido respondidas aqui, ou mesmo que tenham sido mas que queiram partilhar à mesma, sintam-se à vontade de perguntar.


























Como lidar com a nova escola e novas pessoas?
Uma boa maneira é manter a mente aberta, não se isolem num canto, tentem conhecer novas pessoas, e não se preocupem se não encontrarem a vossa melhor amiga logo no primeiro dia, a amizade é uma coisa gradual que vai-se construindo e mesmo que passem algum tempo sem falar com ninguém, alguém vai acabar por falar com vocês. Em relação à escola, o melhor que podem fazer é visitar a escola para conhecerem o espaço e até podem juntar-se a outros alunos que não conheçam a escola e podem conhecê-la juntos, é uma boa maneira de conhecerem melhor a escola e terem novos amigos, porque pensem que à outras pessoas a passarem o mesmo que vocês.

Como vestir ou usar a maquilhagem para a escola?
Normalmente, no inicio das aulas está toda a gente com aquela gana de mostrar o melhor de si, mas ao final de algum tempo, já não se importam muito e começam por descuidar-se um pouco. Mas não há nenhuma regra sobre como devem usar a vossa maquilhagem ou vestirem-se, sejam vocês mesmas, se gostam de usar mais maquilhagem usem, se não gostam não usem, se gostarem de usar saias e vestidos usem, se preferirem calças de ganga e uma sweat usem. Não se preocupem com que vão dizer de vocês se usarem demasiada maquilhagem ou vestirem-se demasiado para a escola, porque a maioria tem mais receio é do que os outros vão dizer, mas não se preocupem, porque quando acabarem o secundário não vão ver 90% das pessoas, essas pessoas são apenas uma pequena parte da vossa vida e vocês têm que seguir em frente, por isso o meu maior conselho é serem vocês mesmas.

Quais as diferenças entre o secundário e os anos anteriores?
Existe um nível de rigidez mais acentuado, as matérias começam a ficar mais desenvolvidas e há quem mais dificil em comparação a anos anteriores. Mas se há algo que em que eu notei uma grande diferença é os professores. Os professores já não se vão preocupar como os de anos anteriores o faziam, já não se vão preocupar se vocês fizeram os trabalhos de casa, não se vão preocupar se vocês faltaram e se têm as matérias em atraso. No secundário vocês estão por vossa conta e se não forem vocês a fazer por vocês ninguém o fará. Eu notei isso, porque eu quando andei no 10º ano tive a mesma professora que tive no 9º ano (a Biologia e Geologia, se quiserem saber) e notei uma grande diferença de atitude dela. Por isso, esforcem-se eu sei que é muito fácil deixar as coisas, não fazer os trabalhos, não estudar, mas pensem que é o vosso futuro que está em jogo e apostem tudo agora!

Como evitar as confusões?
O melhor é fazer mesmo isso, EVITAR. Se alguém quiser causar confusões com vocês não entrem no jogo, afastem-se e continuem o vosso caminho. Mas se tiverem em confronto frente a frente, tentem não ser ofensivas porque isso vai provocar ainda mais confusão, tentem resolver as coisas a falar, porque é a falar que as pessoas se entendem não é com violência física ou psicológica, porque violência só gera mais violência, e eu sei que pode parecer cliché, mas é verdade.

E se eu me perder na escola e chegar atrasada?
Não podes te preocupar com isso, porque os professores sabem que vocês são novas na escola, por isso falem com o professor e digam que se perderam e ele irá entender. A quem fique um pouco envergonhada, porque quando chegam atrasadas à aquela sensação e às vezes nem é uma sensação, de que toda a gente está a olhar para nós, mas entendam que as pessoas que estão na vossa sala também são novos na escola e que também pode acontecer a eles perderem-se e chegarem atrasados.

Como lidar com os mais velhos?
Não há razão nenhuma para que não se possam dar com os mais velhos, à aqueles que têm a mania só porque são mais velhos são superiores aos mais novos, mas nada disso, apenas são pessoas cheias de si e não se dêem com essas pessoas porque não valem a pena. Mas à aquelas que são simpáticas, e que sabem que acabaram de chegar e que vos podem ajudar e é com esses que devem querer criar uma amizade. Mas nunca se esqueçam que se estão num ano acima de vocês, já passaram pelo ano em que vocês estão e por isso não são mais que vocês.

Como lidar com as praxes?
Eu sei que esta pergunta pode ser um pouco estranha "Praxes no secundário?" eu também pensava assim, até porque na minha escola não há praxes, mas na escola de uma amiga minha eles têm praxes. Os alunos do 12º ano fazem praxes aos do 10º ano e apesar de eu nunca ter passado por uma praxe antes, eu tive uma conversa com essa minha amiga e ela deu-me alguns conselhos. Primeiro, não tenham receio do tipo de praxes, fiquem sempre cientes que não podem fazer nada que possa por a vossa vida em perigo e que se não aguentarem podem desistir. Ninguém é obrigado a fazer parte das praxes, é uma escolha. Outra forma de lidar com as praxes é fazer amizades, porque não são as únicas que estão a passar por isso e podem aproveitar e conhecer pessoas novas.


Estes são os meus conselhos, quais são os vossos?

2 comentários:

Obrigada por terem lido o post ♥

Podem comentar, peço é que tenha a ver com o tema do post ♥

Podem deixar o vosso blog em conjunto com o vosso comentário, mas atenção que só seguirei se for do meu interesse ♥

OBRIGADA POR TUDO♥
Kiss ♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...