terça-feira, 26 de agosto de 2014

Regresso Às Aulas: Dicas de Estudo


Olá Girlys 
Espero que esteja tudo bem com vocês 

Hoje trago-vos mais um post da série "Regresso Às Aulas" e venho dar-vos algumas dicas de estudo. Estas são as minhas dicas, é o que eu faço para tirar boas notas e o que funciona para mim pode não funcionar para outras, mas espero que possam tirar algum proveito delas.




Dica #1 - Estar Confortável

É sempre importante estar confortável, porque o desconforto não vos vai permitir estar a vontade e concentradas. Por isso, vistam umas roupas confortáveis ou um pijama e encontrem um lugar confortável, tanto pode ser a vossa secretária, como na vossa cama ou até o chão. Eu admito que gosto mais de estudar na cama, e fazer isso vai permitir um maior bem-estar. 

Dica #2 - Encontrar um lugar sossegado

Depois de encontrarem o vosso lugar confortável, à que garantir que esse lugar é sossegado, onde se possam concentrar. Eu gosto de estudar no meu quarto, mas há quem prefira na sala, ou até num café ou algo desse género. 

Dica #3 - Evitar distrações

É importante não haver distrações durante um período de tempo para conseguirem assimilar os conhecimentos, por isso afastem-se o mais possível do vosso telemóvel e do vosso computador, se tiverem que fazer trabalhos no computador à aplicações que vos impedem de ir a certos sites, como facebook, twitter, youtube e qualquer site que queiram proibir. Desliguem também as televisões e tudo o que saibam que vos vai distrair.

Dica #4 - Utilizar marcadores coloridos

Quanto a métodos de estudo, um dos meios que eu utilizo é os canetas tipo marcadores coloridos, eu sublinho tudo o que seja mais importante, porque numa frase nem tudo pode ser importante e assim podem focar-se no conteúdo importante e não em partes que só estou a ocupar espaço na vossa cabeça.  

Dica #5 - Utilizar flashcards
 
Um outro meio, que eu utilizo são usar flashcards. Eu utilizo-os quando eu preciso de saber vocabulário e datas, onde posso escrever de um lado a palavra, data, acontecimento e do outro lado escrever a resposta. Podem estudá-los em qualquer lado, leva-los para todo o lado, até antes do teste podem dar um olho pelos cartões e verificar que sabem tudo.  

Dica #6 - Fazer resumos 

O método que eu mais utilizo são os resumos. Eu faço resumos de todas as matérias que tenho, pois faz-me rever a matéria toda mais uma vez, faz com que os conteúdos fiquem mais assentes, posso utilizar linguagem própria e também podem estudá-los e levá-los para qualquer lado. 


Dica #7 - Fazer intervalos

É muito importante fazer intervalos frequentes, de 5 a 10 minutos, a cada 30 minutos a 1 hora. É importante, porque vocês precisam de alimentar o vosso cérebro para que possam continuar concentradas, e é verdade que estudar é cansativo e por isso à que repor energias. Podem aproveitar esses intervalos, para comer, para relaxar um pouco e irem ao vosso telemóvel, ao computador ou ouvir música.

Dica #8 - Comer comida saudável

Devem entre esses intervalos, comer comida que ponha o vosso cérebro a funcionar, comida saudável com nutrientes, como nozes, amendoins, frutos secos são alimentos com muitos nutriente, ou iogurte natural com fruta, vai repor energias e para além de que é bom para a saúde.

Dica #9 - Pedir ajuda

Não tenham receio de pedir ajuda, liguem a um amigo, um professor, porque podem explicar-vos de novo de maneiras diferentes, e pode ser que desse jeito consiga perceber melhor, por isso peçam ajuda.

Dica #10 - Ensinar alguém

Ao ensinarem alguém, faz com que não só ajudem alguém que possa estar a precisar de ajuda, como é uma forma de saberem em que pé estão com a matéria que estão a ensinar. Ficam a saber o quanto vocês sabem e se conseguem desenvolver o conteúdo.




Dica #11 - Utilizar uma agenda 

Esta é a minha última dica e sem dúvida uma que me salvou neste primeiro ano de secundário. Utilizar uma agenda, ou se não gostarem de agendas um pequeno bloco de notas, é muito importante, é nela que aponto tudo, reuniões, visitas de estudo, testes, trabalhos de casa, compromissos, TUDO. Deste modo, não me esqueço de trabalhos, testes, reuniões importantes. É uma maneira de estarem mais organizadas e concentradas mais no estudo do que em lembrarem-se qual é o TPC de português. 

Estas são as minhas dicas, quais são as vossas?


9 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada :) Espero que sejam úteis para este ano escolar que se avizinha :D

      Eliminar
  2. ai adoreeei o post :D por acaso terminei os estudos este ano mas identifiquei-me muito com as tuas dicas :D
    Beijinhos*
    Blog | Youtube | FB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) É muito bom saber que gostam do que eu publico :D
      Eu ainda tenho 2 anos de secundário pela frente, mas eu gosto da escola (estranho, ahah) :D
      Beijinhoos ♥

      Eliminar
  3. Sempre como antes de estudar, kkkk
    E sempre faço resumo também, e amei essas dicas, essenciais.

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijão e ótima terça-feira! ♥♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Eu também como sempre antes de estudar, não consigo me concentrar de barriga vazia, ahah :D
      Obrigada :)
      Beijinhos ♥

      Eliminar
  4. Gosto muito do teu blog.
    Continua Miuda.
    Visita o meu blog e descobre mais sobre mim.
    Bejo :$

    ResponderEliminar

Obrigada por terem lido o post ♥

Podem comentar, peço é que tenha a ver com o tema do post ♥

Podem deixar o vosso blog em conjunto com o vosso comentário, mas atenção que só seguirei se for do meu interesse ♥

OBRIGADA POR TUDO♥
Kiss ♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...